Sábado, 20 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 20 de Abril de 2024
02 MAI 2022
PRATÂNIA REALIZOU A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL
Pratânia realizou na última sexta-feira, 29, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, para avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de atenção à saúde, em especial a Rede de Atenção à Saúde Mental.
No CRAS, na Rua Manoel Correia da Silva, 1343, Nova Prata, a Diretoria Municipal de Saúde formulou diretrizes para subsidiar a elaboração de propostas de melhorias. Também ocorreu a eleição dos Delegados que representarão o município na 3° Conferência estadual de Saúde Mental, que terá como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção psicossocial do SUS”.

Fizeram parte da mesa diretiva:
- Ana Quessada (representado Prefeito Municipal Osmir Felix);
-Diretor Municipal de Saúde Lucas Oliveira;
-Presidente da câmara Sandra Felix;
E do Conselho Municipal de Saúde:
Presidente do CMS Luciana Cristina Carnieto;
Gerente de enfermagem Elaine Luchezi;
Cerimonialista: Flávia Aníbal;
Palestrante: Psicóloga Vânia Cristina Agápito;
Representando o Núcleo de Atendimento Social Ângela Martins Basseto, a coordenadora Elaine C. Rodrigues;
Representando a Diretoria Municipal de Educação, a Diretora de Educação Patrícia Kelly e a Psicóloga da Educação, Patrícia Mendonça;
Representando a Escola Estadual Maria Aparecida Justo Salvador, a Psicóloga e também Professora de Educação Especial, Andréia Souza Moreto; e
Diretora de Assistência Social do Município, Daniela Cristina de Oliveira, e assistente social Ana Claudia Piras.

Foram eleitos os delegados:
 Vânia Cristina Agápito de Oliveira – Trabalhador
Rosemary Haberland – Usuário
Patrícia Cristina Batista do Carmo – Usuário
Ana Claudia Piras – Trabalhador

Suplente:
Elaine Cristina Rodrigues.

Foram propostas algumas estratégias relacionadas aos 4 eixos discutidos na Conferência:

Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania.
EIXO I – DIRETRIZ 1
ADEQUAÇÃO DE UM ESPAÇO FÍSICO PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA ATENDIMENTO DIARIO EM SAÚDE MENTAL
EIXO I – DIRETRIZ 2
IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS (EDUCATIVO, SOCIAL, LAZER, CULTURAIS) COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA A DEMANDA MOMENTANEA DE SAÚDE MENTAL

Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental.
EIXO II – DIRETRIZ 1
CRIAÇÃO DE EQUIPE MÍNIMA DE SAÚDE MENTAL PARA ALAVANCAR RECURSOS FINANCEIROS ESTADUAL E FEDERAL
EIXO II – DIRETRIZ 2
GARANTIR RECURSOS FINANCEIROS PARA AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Eixo III: Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
EIXO III – DIRETRIZ 1
IMPLANTAR UMA EQUIPE TÉCNICA QUE DÊ TREINAMENTO BÁSICO PARA MULTIPLICADORES DE CADA SETOR MUNICIPAL PARA ACOLHIMENTO E DIRECIONAMENTO PARA O ATENDIMENTO DA SAÚDE MENTAL
EIXO III – DIRETRIZ 2
REALIZAR AÇÕES EDUCATIVAS COM EQUIPE DE REFERÊNCIA JUNTO AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

Eixo IV: Impactos a Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
EIXO IV – DIRETRIZ 1
REALIZAR CAMPANHAS DE ORIENTAÇÕES AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS QUE PROCURAREM ATENDIMENTO, O ACOLHIMENTO FAMILIAR.
EIXO IV– DIRETRIZ 2
CRIAR E REALIZAR QUESTINÁRIO PARA CRIANÇAS E RESPONSÁVEIS SOBRE AS DIFICULDADES IMPOSTAS E CRIAR ESTRATÉGIAS PARA RESOLUTIVIDADE.

OUTRAS DIRETRIZES
- USAR RECURSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE JA EXISTENTES PARA MELHOR CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE;
- FORNECIMENTO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA DIVULGAÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE MENTAL;
- BUSCAR PARCERIAS DE SETOR PRIVADO, ENTIDADE E OUTROS PARA FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL;
- PARCERIA COM REDE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E ESTADUAL PARA FORMAÇÃO E MELHORIA DA REDE;
- BUSCAR RECURSOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL;
- TREINAMENTO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS PARA ACOLHIMENTO, PARA ORIENTAÇÃO E DIRECIONAMENTO DOS USUÁRIOS PARA O ATENDIMENTO NECESSÁRIO;
- REALIZAR REUNIÕES PARA FAMILIARES ONDE A OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA SEJA NECESSÁRIA.

Autor: Comunicação
29/04/2022