Quinta, 25 de Abril de 2024
Previsão para Quinta, 25 de Abril de 2024
29 NOV 2018
Vacinação antirrábica será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro

A raiva é uma doença (antropozoonose) transmitida por um vírus presente na saliva e secreções de animais contaminados. Qualquer mamífero, principalmente cães, gatos e morcegos, infectados pelo vírus, pode transmitir raiva aos seres humanos, pelo simples contato com a saliva, mordida ou lambida do animal.

Apesar da redução na sua ocorrência observada nos últimos anos, a raiva humana continua sendo um problema de saúde pública pela altíssima gravidade do seu acometimento, apresentando uma letalidade de aproximadamente 100%; além do alto custo na assistência, profilaxia e controle da doença.

A única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é por meio da vacina. Desta forma, a vacinação destes animais é a atividade que mais contribui para o controle da doença nestas espécies e consequentemente a possibilidade de contaminação humana pela raiva.

Em 2018, morcegos contaminados pela raiva foram encontrados em Botucatu. O que acende o sinal de alerta para toda a região para a importância da vacinação antirrábica.

A vacinação na zona rural foi realizada durante todo o mês de novembro, porém se algum animal ficou sem receber a vacina, o tutor pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Pratânia através do telefone (14) 3844-1432.

Na zona urbana, a vacinação será realizada nos dias 08 e 09 de dezembro conforme programação abaixo:

08 de dezembro – sábado

• Das 8h às 11h30 – Bairro Pratinha