Quinta, 25 de Abril de 2024
Previsão para Quinta, 25 de Abril de 2024
02 AGO 2018
Sábado é dia de vacinar os “baixinhos”

Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira, 6 de agosto, e vai até o dia 31/08. No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. Mas, aqui em Pratânia, a mobilização para vacinação das nossas crianças já começará neste sábado (4).

As equipes da saúde estarão atendendo na UBS Benedito de Souza, no centro, das 8h às 17h. E também no bairro Pratinha das 9h ás 11h neste sábado (4).

No dia 18 de agosto será realizada em todo o Brasil o Dia D contra Pólio e Sarampo, e o atendimento será das 8h às 17h.

É muito importante que os pais e responsáveis levem seus filhos para receber a dose da vacina, pois a não imunização das crianças pode ocasionar na volta dessas doenças que já estão erradicadas no Brasil.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão disponibilizadas no SUS. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

Com informações Ministério da Saúde