Quinta, 01 de Dezembro de 2022
Previsão para Quinta, 01 de Dezembro de 2022
14 AGO 2017
Conscientização e controle resultam em pressão controlada no grupo Melhor Idade

Os participantes do grupo Melhor Idade, desenvolvido e coordenado pela Diretoria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, têm bons motivos para comemorar. Devido a uma conscientização e controle mais rigoroso, os participantes hipertensos conseguiram controlar de forma mais adequada a pressão arterial.

“O grupo Melhor Idade conta com aproximadamente 80 idosos, com idade entre 50 a 80 anos, atendidos no CRAS e na Pratinha, quando iniciamos as atividades cerca de 50% deles eram hipertensos, ou seja, tinham pressão alta, estavam em tratamento, mas mesmo assim a pressão continuava alta, acima de 14 por 9”, conta o fisioterapeuta Guilherme Bianzeno.

A pressão alta era fator que impedia a realização das atividades e exercícios propostos pelo fisioterapeuta, que passou a trabalhar a conscientização dos riscos e a importância de controlar a pressão arterial.

“Além das atividades, começamos um trabalho de conscientização com a realização de palestras, passamos a aferir rotineiramente a pressão dos participantes e agora, quase três meses depois do início desse trabalho mais intenso com os hipertensos, temos a pressão arterial de todos os participantes controlada”, destaca Guilherme.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) no mundo existem 1 bilhão de pessoas com pressão alta; sendo este um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares (do coração).

Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022