Sexta, 29 de Março de 2024
Previsão para Sexta, 29 de Março de 2024
08 JUN 2017
Vacina contra a gripe será estendida para toda a população

24/05/2017-Curitiba- Próximo ao fim da vacinação contra a gripe, o Paraná imunizou 78% do público-alvo. Foram 2,3 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha, em 17 de abril. A vacina está disponível em mais de 2,2 mil unidades de saúde do Estado até esta sexta-feira (26).

Foto: Venilton Küchler

O Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Estados e municípios foram orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, desde a última segunda-feira (5); as vacinas serão aplicadas enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.

Até sexta-feira (2), 41,3 milhões de pessoas do público-alvo se vacinou contra a gripe no país. A campanha foi prorrogada para até o dia 9 de junho com o intuito de alcançar a meta de vacinação que, neste ano, é de 90%. No estado de São Paulo, cerca de 75% do público alvo já foi vacinado.

Em Pratânia, ainda há disponíveis cerca de 500 doses da vacina. “O Ministério da Saúde fez essa recomendação para vacinarmos aquelas pessoas que desejam ser imunizadas. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, através da GVE Botucatu, está recomendando que a vacinação seja mantida apenas para os grupos prioritários. Porém, o município possui autonomia para decidir se vai seguir a recomendação da Secretaria de Estado ou Ministério da Saúde, e nós por já termos feito a campanha e disponibilizado a vacina para os grupos prioritários decidimos abrir a vacinação para toda a população que já estava procurando”, afirma o diretor de Saúde Lucas Oliveira.

Para ser vacinado basta ir até a unidade básica de Saúde Benedito de Souza, das 7h às 17h, de segunda a sexta, mas é importante lembrar que o Ministério da Saúde não encaminhará novas doses aos municípios, e a vacinação à população será realizada até acabar o estoque atual.