Pratânia é um município brasileiro localizado no interior do Estado de São Paulo, com 175.100 km² e uma população estimada em pouco mais de cinco mil habitantes (5.126 - IBGE 2022) e têm sua história atrelada ao território das cidades de Botucatu (SP) e São Manuel (SP).
Emancipado em 22 de março de 1997, o município tem sua economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar e laranja. Seu IDHM é de 0,701 (2010) e PIB de R$ 22.071,44 (2019), segundo o IBGE.
Como em toda a cidade do interior, o ar de simplicidade contagia o ambiente aconchegante e encanta os turistas que visitam a "Cidade do Couro" - (Lei Municipal n° 724, de 13 de março de 2019), em busca daquelas que são consideradas uma das melhores lojas de couro do Brasil.
Berço de um dos maiores referenciais da música raiz brasileira, Pratânia mantém viva e conservada no Museu da Música, a cultura sertaneja e a memória das duplas Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada.
Além deste rico acervo, o Espaço Cultural "Taquara-póca", do renomado escritor Francisco Marins, preserva a cultura literária e retrata como era a antiga Vila da Prata, fazendo os visitantes viajarem no tempo e na história.
Terra das águas minerais, o município está sobre a segunda maior reserva de água doce do mundo: o Aquífero Guarani, importante fonte de abastecimento para a população e para as atividades econômicas e de lazer.
Os pratianos podem se orgulhar dos talentos que desenvolvem uma das maiores promissoras fonte de renda do Município. Conhecida nacionalmente pela produção de artigos em couro de excelente qualidade, Pratânia recebe inúmeros visitantes, que movimentam a economia e o desenvolvimento do nosso Município; cumprindo o tradicional ritual das compras também nos artesãos locais.
Visite Pratânia!