Quarta, 24 de Abril de 2024
Previsão para Quarta, 24 de Abril de 2024
25 JUL 2018
Museu da Música Tonico e Tinoco Pedro Bento e Zé da Estrada será reinaugurado dia 28

Neste sábado (28), será entregue à população de Pratânia e região, o Museu da Música Tonico e Tinoco/Pedro Bento e Zé da Estrada, após um processo de modernização que durou sete meses. O projeto de modernização foi viabilizado através do Edital 19/2017 do PROAC (Programa de Ação Cultural), e elaborado pela parceria entre os escritórios Amanda Lopes Arquitetura e Pró-História Projetos Culturais, da cidade de Salto – SP, que foi constituído a partir das demandas da instituição nas áreas de expografia, conservação e documentação.

Na área de expografia, a instituição recebeu uma nova exposição de longa duração com um projeto que teve como objetivo tornar a visita mais agradável, além de garantir a acomodação adequada dos objetos expostos e sua segurança. Na questão da conservação, toda a estrutura da instituição foi readequada para garantir a integridade e os processos de conservação preventiva, além da implantação da reserva técnica – sendo este elemento a contrapartida da Prefeitura Municipal de Pratânia. E, por fim, pensando no Cadastro Estadual de Museus, o projeto também previu a adequação da documentação da instituição conforme os parâmetros do CEM – SP, criando o inventário da instituição, projeto educativo e o regimento interno.

Amanda Lopes, proponente e arquiteta responsável pelo projeto, diz que “o projeto teve como norte a construção de uma instituição completa e que fossem sanados todos os problemas constados como a estrutura da exposição antiga, iluminação deficiente e falta de controle ambiental”. Sobre a exposição, Rafael Barbi, proprietário do escritório Pró-História e curador do projeto, explica que “a nova exposição dará conta de mostrar a história das duas duplas de forma equilibrada e acessível, levando o visitante a acompanhar de forma bem próxima a história de vida desses ícones e a transformação da própria música caipira”.

O Prefeito de Pratânia destaca a importância do museu para a cidade. “Nosso município tem sua base nas tradições caipiras, na música sertaneja. É uma alegria poder proporcionar à nossa população, e todas as pessoas que vierem visitar o museu a partir de agora, um pouquinho da cultura e história pratiana, através da música. Esse é um momento muito aguardado e temos certeza que trará novos visitantes à nossa querida Pratânia”, destaca.

A inauguração do Museu da Música Tonico e Tinoco/Pedro Bento e Zé da Estrada terá início às 19 horas e será realizada à Rua Capitão João Batista, no centro de Pratânia e contará com atividades culturais, além da presença de autoridades. A entrada é gratuita e o evento é aberto para todo o público.