Sábado, 27 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 27 de Abril de 2024
23 MAI 2018
CMDCA e Conselho Tutelar promovem atividades do 18 de maio

Na sexta-feira (18 de maio) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto com o Conselho Tutelar de Pratânia realizaram diversas atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As atividades envolveram os alunos da rede municipal de ensino e também os alunos da escola estadual Professora Maria Ap. Justo Salvador. Durante todo o dia, vídeos, apresentações e palestras foram passados aos alunos, que foram divididos por faixa etária, visando apresentar um conteúdo adequado para cada idade.

O evento contou com a parceria da Polícia Militar de Pratânia, que através do Sargento Bueno, realizou palestra para os alunos. Junto com o sargento estava a psicóloga do município. Os dois enfatizaram situações que precisam de atenção, ressaltaram os canais para realizar a denúncia, que pode ser feita inclusive de forma anônima.

Através do disque 100, no primeiro semestre de 2017 foram registrados 9 mil denúncias. Em 2016, foram mais de 15 mil denuncias, apenas por este canal.

Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde) 57% da vítimas de violência sexual que chegam aos hospitais públicos tem idade entre 0 e 14 anos. Cerca de 13 mil atendimentos foram realizados no ano de 2016 em hospitais de todo o Brasil.

O que mais assusta é que acredita-se que apenas 10% dos casos de abuso e violência sexual são registrados. A subnotificação ainda é uma barreira muito grande ao combate da violência sexual.

18 de Maio

Em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES) foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Fique ligado em tudo o que acontece também através do nosso Facebook (Prefeitura de Pratânia)