Sexta, 19 de Abril de 2024
Previsão para Sexta, 19 de Abril de 2024
23 MAI 2018
Projeto Viva Valores e Virtudes fazendo a diferença na vida dos jovens

O projeto Viva Valores e Virtudes iniciou em 2014 e surgiu da necessidade de oferecer aos jovens de 12 a 15 anos um ambiente de convivência e aprendizado. A coordenação é do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Pratânia e tem a Escola Estadual Professora Maria Ap. Justo Salvador como parceria.

O projeto atua como um meio para o fortalecimento dos vínculos familiares, de convivência social e comunitária. Atua também como articulador junto ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários dos serviços da assistência social.

Vitor Araújo Vicentini tem hoje 13 anos, mas iniciou sua participação no Viva aos 11. De lá até aqui muita coisa mudou em sua vida. “Quando eu comecei a participar o que me chamou a atenção é que tinha aulas de violão  flauta. Mas, com o tempo fui me acostumando com o projeto e hoje gosto de tudo. Aqui a gente aprende como é importante respeitar os outros, ter educação e como isso em prática no dia a dia”, conta.

Aluno do 8º ano, Vitor conta que até na escola já perceberam que ele está mais calmo. “Os professores reclamam que eu falo bastante, mas já disseram que eu melhorei”, destaca.

Palestras, passeios, atividades em grupo fazem parte da rotina dos adolescentes. Hoje são atendidos 20 adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos e 11 meses. Há uma lista de espera de jovens interessados em participar do projeto, mas no momento não há vagas disponíveis.

“Os pais dos jovens que desejam participar do Viva podem procurar o CRAS e realizar o cadastro, aí o jovem fica na lista de espera e assim que abrir vaga entramos em contato”, explica a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social do Município.

Aos poucos, os jovens vão mudando sua percepção de mundo e com isso vão abrindo espaço em suas mentes para novos sonhos. “Quando eu crescer, quero ser professor de matemática, para ensinar muitas pessoas”, finaliza Vitor.