Sábado, 20 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 20 de Abril de 2024
15 MAR 2018
Conheça o programa Internet para Todos

O Internet para Todos, programa criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem como objetivo ampliar a cobertura de banda larga no Brasil, levando acesso diretamente a população atualmente desatendida desse tipo de serviço.

Os municípios interessados em participar do programa assinaram o termo de adesão no dia 12 de Março em Brasília. Foram mais de 2 mil municípios que aderiram o programa nessa primeira etapa.

O Internet para Todos é uma ampliação do programa GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), responsável por conectar à internet escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Inicialmente, a previsão do MCTIC é que o programa possa beneficiar cerca de 50 mil localidades, situadas em municípios de todas as regiões do Brasil.

O programa é de graça?

Não. O Internet para Todos vai oferecer conexão em banda larga a preços acessíveis, com o objetivo de democratizar o acesso à internet, promover a inclusão social e garantir às pessoas que moram nessas localidades condições para contratar um plano acessível de acesso à internet.

O MCTIC prevê que as primeiras antenas já sejam instaladas em maio de 2018, e que cerca de 200 antenas sejam instaladas por dia.

Em Pratânia, a localidade indicada pelo MCTIC é o bairro Pratinha, mas ao enviar o termo de interesse, a Prefeitura indicou outras localidades para receber acesso à internet, mas a aprovação dessas localidades vai depender da avaliação do Ministério.