Sábado, 27 de Abril de 2024
05 JAN 2024
CULTURA E TURISMO
MINISTÉRIO DO TURISMO CERTIFICA PRATÂNIA NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO
O município de Pratânia foi certificado pelo Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo e dos interlocutores estaduais PRT, por integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no sistema de informações. Atualmente, o Mapa do Turismo Brasileiro soma 2.838 cidades, de 344 regiões turísticas do País.
No Mapa do Turismo Brasileiro estão cadastrados os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastrur). Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.
O município precisa ainda comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, deve comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê. Pratânia já está inserida no Consórcio Polo Cuesta (Cuesta Paulista), o que também ajuda o município a atender aos critérios e tem o turismo entre suas políticas públicas de curto e longo prazo.

#Pratânia #CidadeDoCouro #CapitalEstadualDaMúsicaCaipira
Fonte: Diretoria de Turismo