Segunda, 29 de Abril de 2024
Previsão para Segunda, 29 de Abril de 2024
03 ABR 2024
SAÚDE
DIRETORIA MUNICIPAL DE SAÚDE POR MEIO DA EQUIPE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVULGA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO.
A dengue é endêmica no Brasil com a ocorrência de casos durante o ano todo, devido ao calor intenso e a incidência de chuvas neste período do ano que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor responsável pela doença.
Considerando que o estado de São Paulo decretou emergência de saúde pública por causa da dengue, a Diretoria Municipal de Saúde por meio da equipe de Vigilância em Saúde divulga o boletim epidemiológico dos casos de dengue no município.
Sendo assim, reforçamos a importância da participação de toda a população no combate ao mosquito, informamos também que houve um aumento relevante de 10 casos de dengue no município na última semana, portanto a diretoria de saúde orienta que devemos tomar algumas medidas protetivas.
É importante seguir algumas orientações para se proteger contra a dengue.
Medidas como:
Eliminar criadouros de mosquitos: Remova recipientes que possam acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas e latas vazias.
Manter recipientes de água fechados: Mantenha tambores, tonéis e caixas d'água bem fechados para evitar a entrada de mosquitos.
Utilizar telas e mosquiteiros: Instale telas em portas e janelas e durma sob mosquiteiros para evitar picadas de mosquitos.
Usar repelente: Aplique repelente de insetos na pele exposta e nas roupas, seguindo as instruções do fabricante.
Vestir roupas adequadas: Use roupas compridas e de cores claras para reduzir a exposição à picada de mosquitos.
Evitar áreas de alto risco: Evite áreas com surtos de dengue, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos são mais ativos.
Manter limpas as áreas ao redor de casa: Mantenha o quintal e jardim limpos e bem cuidados para evitar o acúmulo de lixo e vegetação densa, que podem servir como criadouros de mosquitos.
Colaborar com a comunidade: Participe de campanhas de conscientização e eliminação de criadouros promovidas pelas autoridades de saúde locais.
Ao adotar essas medidas, é possível reduzir significativamente o risco de contrair dengue e contribuir para o controle da doença.

#todoscontraadengue
#pratania