Sexta, 26 de Abril de 2024
Previsão para Sexta, 26 de Abril de 2024
04 MAI 2017
Vacine-se! Deixe a gripe pra lá

A 19º Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 17 de abril. A novidade deste ano ficou por conta da inclusão dos professores, da rede pública e particular, nos grupos de risco. Já faziam parte pessoas com idade acima de 60 anos, profissionais da área da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, mulheres no pós-parto, gestantes, doentes crônicos, população indígena, pessoas privadas de liberdade e pessoas com deficiência. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país ao longo da campanha. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, solicitou que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha que se dirija o quanto antes a uma unidade básica de saúde. “Faço um apelo às pessoas do público-alvo que busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, aconselhou o ministro.

A campanha deste ano tem como padrinho o cantor e compositor Martinho da Vila, o slogan é “Vacine-se. Deixe essa gripe pra lá”. O “Dia D contra a gripe” está marcado para ser realizado no dia 13 de maio.

Em Pratânia, a população pode se vacinar na Unidade Básica de Saúde “Benedito de Souza” de segunda a sexta, das 7h às 17h.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.