Sábado, 18 de Maio de 2024
Previsão para Sábado, 18 de Maio de 2024
19 ABR 2017
Teatro de fantoches para destacar importância da higiene bucal

Os agentes de saúde de Pratânia realizaram no dia 31 de março uma apresentação de teatro de fantoches ressaltando a importância da higiene bucal. O público alvo da apresentação foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Antonia Ferreira Assumpção Antunes.

Através de uma forma lúdica e divertida, os alunos aprenderam as consequências de quem não escova adequadamente os dentes, que pode ser desde mau hálito e cárie, até a perda total dos dentes; ocasionando posteriormente em problemas de saúde.

O trabalho foi realizado em parceria com a equipe do consultório odontológico da escola municipal, que atende todas as crianças da rede municipal de ensino. Os alunos também receberam escova e creme dental para realizar a higiene bucal, que deve ser feita nos dentes e língua.

Cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida. Os pais possuem papel muito importante nessa caminhada: dando bons exemplos. Cuidar bem dos próprios dentes, faz com que a criança comece a entender que a higiene bucal é importante e ela replicará o comportamento, até que a escovação se torne um hábito.

Como manter a boca saudável?

• Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries);
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo;
  • Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries;
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor;
  • Ir ao dentista para exames regulares.

O que é cárie?

A cárie se desenvolve quando alimentos contendo açúcar ficam dentro da boca por um longo período de tempo. Bactérias que vivem nos dentes se alimentam desses pedaços de alimentos e liberam ácidos que corroem o esmalte do dente.