Pratânia recebeu, na manhã da quinta-feira, 1º de outubro, cerca de 100 integrantes dos grupos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de São Manuel, em uma programação especial alusiva ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa.
A visita foi realizada por meio de uma parceria entre as Prefeituras de Pratânia e São Manuel, envolvendo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de São Manuel e as Diretorias Municipais de Cultura e de Turismo de Pratânia.
Durante a manhã, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes espaços que preservam a história, a cultura e as tradições do município. O roteiro incluiu o Espaço Cultural Taquara-póca, com o Museu do Couro, o Memorial Francisco Marins. Os visitantes também conheceram o Museu da Música e a Casa onde nasceu o cantor Tinoco, um dos grandes nomes da música caipira brasileira e importante personalidade da história cultural de Pratânia.
Ao longo da visita, os integrantes do CCPI demonstraram entusiasmo e encantamento com as histórias e os objetos apresentados. O contato com os espaços despertou lembranças e sentimentos de saudosismo relacionados à vida no campo, além de proporcionar aos visitantes um mergulho na identidade cultural e nas tradições que fazem parte da história de Pratânia.
A recepção ficou a cargo do Diretor Municipal de Cultura, Dauto Silva, e do Diretor Municipal de Turismo, Murilo Vieira, além dos servidores dos departamentos municipais, que participaram da condução do roteiro e contribuíram para apresentar aos visitantes aspectos da história e do patrimônio cultural pratiano.
Mais do que um passeio, a atividade proporcionou uma verdadeira vivência de memória, cultura e pertencimento, aproximando os municípios de Pratânia e São Manuel e fortalecendo ações voltadas à valorização da pessoa idosa.
Para a Prefeitura de Pratânia, receber os grupos do CCPI foi uma oportunidade especial de compartilhar a história do município e apresentar aos visitantes um pouco das riquezas que fazem de Pratânia um destino marcado pela preservação de suas raízes e pela valorização.
#pratania