Domingo, 19 de Maio de 2024
08 NOV 2023
CULTURA E TURISMO
PRATÂNIA: FAZENDO ARTE
Alunos do Clube Juvenil recuperam maquete "Do Sertão pra Cidade"

Confeccionada pelo senhor Benedito Bertuola, no ano de 2000, a maquete "Do Sertão pra Cidade" está sendo restaurada pelos alunos das turmas do 6° ao 9° ano, integrantes do Clube Juvenil da PEI "Profª Maria Aparecida Justo Salvador".

Iniciada em agosto deste ano, a ação faz parte do projeto de recuperação do acervo da dupla Tonico & Tinoco, da Diretoria de Cultura e Turismo de Pratânia. A primeira parte do projeto contemplou a limpeza e o reconhecimento das peças que compõe a obra. Nesta semana, os alunos iniciaram a pintura e os acabamentos.

Exposta na "Casa onde nasceu Tinoco", a maquete "Do Sertão pra Cidade", conta a história da dupla "Coração do Brasil", deixando o interior até sua primeira vez na grande São Paulo. A obra retrata não só a colônia de café, "Deca de Barros", na cidade de São Manuel, onde Tonico & Tinoco viveram parte da infância, mas também, a vida difícil na roça e a trajetória dos "Irmãos Perez" em busca do reconhecimento de seus sucessos.

De acordo com Murilo Vieira, diretor de Cultura e Turismo de Pratânia, essa parceria com os alunos está contribuindo na recuperação de uma das maiores e mais significativas peças do acervo cultural, bem como estimulando as habilidades de cada um já desenvolvidas nas eletivas de artes.

"Nossa expectativa é entregar o projeto durante o mês de novembro, por ocasião da Semana Cultural Tonico e Tinoco e do aniversário de inauguração do Museu", finaliza.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024