Sábado, 20 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 20 de Abril de 2024
20 OUT 2017
Saúde realiza ação de conscientização sobre “Outubro Rosa”

Na manhã de sexta-feira (20) a equipe da Saúde de Pratânia realizou uma ação de conscientização sobre a campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama. A ação foi organizada pela Diretoria Municipal de Saúde, através da equipe de agentes comunitários de saúde e funcionários da atenção básica.

Participaram da ação os alunos da rede municipal de ensino, os integrantes do Projeto Melhor Idade e membros da sociedade civil. O fisioterapeuta do município, Guilherme Bianzeno, coordenou as atividades que foram realizadas no ginásio municipal de esportes.

A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

20/10/2017
Saúde realiza ação de conscientização sobre “Outubro Rosa”