Sexta, 17 de Maio de 2024
30 ABR 2024
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
SAÚDE
PRATÂNIA: COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NO MUNICÍPIO.
AÇÕES DE COMBATE A DENGUE.
A Equipe de Vigilância Sanitária de Pratânia, segue com uma série de ações, visando combater o mosquito Aedes aegypti (Dengue).
Além das vistorias em imóveis, são realizadas as vistorias em pontos estratégicos como, cemitérios, ferros velhos, borracharias, empresas, depósito de recicláveis, imóveis fechados e abandonados, dentre outros locais com acúmulo de água, inclusive em áreas de mata.
O último boletim Epidemiológico tem 258 Casos Notificados por residência; 149 Casos Descartados; 19 Casos em Investigação; 18 Casos Importados e 72 Casos Autóctones.
É importante destacar que os terrenos e quintais precisam ser limpos constantemente, evitando matos altos e materiais inservíveis.
Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações. Caso sinta alguns sintomas desta relação, procure a Unidade de Saúde de para que os profissionais habilitados possam realizar o diagnóstico e orientar o paciente.
Confira alguns cuidados necessários:
Não deixe água parada em calhas e pratos de plantas
Troque a água dos pets com frequência
Use cloro nas piscinas
Escove a parte interna da caixa d’água, tanques e outros objetos que acumulem água
Vire de cabeça para baixo garrafas e vasilhas que possam acumular água
Não acumule lixo ou entulhos
É muito importante a ajuda da população neste momento, permitindo o acesso dos agentes nas residências para realizar a vistoria e eliminar possíveis criadouros da dengue, destaca a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Elaine Godoy.
Confira algumas imagens das ações de vistorias.
Fonte: VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Autor: JOSÉ CARLOS NUNES