Sexta, 29 de Março de 2024
Previsão para Sexta, 29 de Março de 2024
19 ABR 2017
Saúde amplia atendimento médico e visitas domiciliares

A saúde é uma das áreas que mais possui demandas por parte da população. E os desafios também são grandes. Segundo o Diretor de Saúde de Pratânia, Lucas Oliveira, a situação da saúde no município estava muito precária no início do ano. Faltavam remédios, o atendimento médico não supria as necessidades da população, entre outras coisas.

Em 2016, a média de visitas domiciliares era de cinco por semana. Neste ano, o número já está entre 25 a 30 visitas por semana. Além da ampliação das visitas médicas, o município conta também com visitas domiciliares da equipe de enfermagem, que teve um reforço com a contratação de duas novas enfermeiras, e também dos agentes de saúde.

Os agentes de saúde também tiveram a sua atuação ampliada e vão desenvolver ao longo do ano diversas palestras de conscientização e prevenção nas escolas e demais órgãos públicos sobre diversos temas, como por exemplo, higiene, dengue, entre outros. Os agentes também lideram um grupo de caminhada.

Em 2016, as horas de atendimento médico do clínico geral eram 12 horas por semana na Unidade Básica de Saúde (UBS), além do atendimento realizado pela médica do “Programa Mais Médicos”. Em 2017, as horas de atendimento foram ampliadas para 40 horas semanais. O atendimento pela médica do “Mais Médicos” também foi ampliado para o Bairro Pratinha onde é realizado toda terça-feira de manhã. O atendimento das especialidades de ginecologia e pediatria também foi ampliado.

Além do atendimento médico, a rede básica de saúde de Pratânia conta com fonoaudióloga, fisioterapeuta e dentista. “Todos esses serviços estão à disposição da população, independentemente da idade, caso o paciente tenha dificuldade de locomoção, a família pode solicitar o atendimento domiciliar, mas é preciso ter o encaminhamento médico solicitando o atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia”, explica o diretor de saúde.

Pratânia foi pioneira na região ao implantar o e-SUS, sistema de prontuário eletrônico. “Com todas essas ações estamos buscando melhorar sempre o atendimento à população, de uma forma mais humanizada. Aumentamos para sete o número de estagiários, antes era apenas um, com isso conseguimos melhorar a dinâmica de trabalho. Ainda tem muita coisa para ser melhorada e ser feita, mas estamos no caminho certo”, afirma o diretor de saúde.

A regularização do estoque da farmácia já está sendo providenciada. A licitação já foi feita e a equipe de saúde aguarda apenas a entrega dos medicamentos. O atendimento odontológico também está sendo normalizado, pois havia muita demanda reprimida do ano anterior. “Estamos trabalhando, estudando o que precisa ser melhorado, mas é importante que a população saiba que não estamos parados. Com certeza nosso maior desafio é voltar o atendimento do Pronto Atendimento até às 23h, mas isso também é algo que já estamos verificando como vamos fazer”, enfatiza o diretor de saúde.

O atendimento prestado pelas ambulâncias também foi ampliado aos finais de semana. Antes apenas uma ambulância ficava de plantão, agora são três. O serviço funciona 24 horas e pode ser solicitado através do telefone (14) 99782-2034

• Atendimento médico
  • Clínico geral, pediatra e ginecologista
  • Odontologia