ESPAÇOS HISTÓRICOS DA MÚSICA CAIPIRA.
A cidade de Pratânia, reconhecida como a Capital Estadual da Música Caipira pelo Projeto de Lei n.º 767/2023, está investindo na preservação de seu rico patrimônio cultural. A Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Obras, e a Diretoria de Turismo, está realizando ações de revitalização na Casa onde nasceu o lendário cantor Tinoco, além da pintura do Museu da Música Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada.
Na Casa onde nasceu Tinoco, que é um verdadeiro símbolo da história da música caipira, está sendo aplicado um produto específico para o tratamento natural da madeira. Essa intervenção tem como objetivo manter fielmente as características originais da edificação, preservando sua essência e valor histórico para as futuras gerações.
Já o Museu da Música, que homenageia grandes duplas como Tonico & Tinoco e Pedro Bento & Zé da Estrada, está passando por uma renovação estética. A nova pintura seguirá as mesmas cores internas originais, deixando o ambiente mais clean e acolhedor. A decoração foi pensada para remeter ao couro e à viola caipira, elementos que levam o nome de Pratânia Brasil afora e representam a alma da música caipira. Além disso, painéis com fotos das duplas homenageadas serão instalados nas paredes externas, enriquecendo a experiência dos visitantes e celebrando a história desses ícones da nossa cultura.
De acordo com o prefeito Osmir, "essas ações reforçam o compromisso de Pratânia em valorizar sua tradição musical e cultural, promovendo a preservação de seus espaços históricos e fortalecendo sua identidade como a Capital Estadual da Música Caipira".
Ainda segundo Murilo Vieira, diretor de turismo do município, "esses locais representam a alma da nossa música e cultura regional. A revitalização do espaço não interrompe as visitas, que continuam acontecendo normalmente", finaliza.
#pratania
Fonte: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Autor: JOSÉ CARLOS NUNES
Local: PRATÂNIA - SP