CERTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
O município de Pratânia, localizado na região turística Cuesta Paulista, foi oficialmente certificado pelo Ministério do Turismo, por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). Essa certificação, válida até 10 de outubro de 2026, reconhece o compromisso de Pratânia com o desenvolvimento do turismo local e regional, colocando a cidade em destaque no cenário turístico nacional.
Além de certificar o município, o Ministério do Turismo também reconheceu o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Pratânia, destacando seu papel fundamental na governança e na promoção de políticas voltadas ao turismo. A certificação reflete o esforço conjunto entre os órgãos locais e estaduais de turismo, garantindo que o município continue avançando no fomento ao setor.
Para a presidente do COMTUR, Vera Justo, a integração de Pratânia ao Mapa do Turismo Brasileiro é um marco para o município, que se destaca pelos atrativos culturais como a Casa onde nasceu Tinoco e o Museu da Música, e o fomento no segmento de compras/negócios, em razão das tradicionais lojas de artigos em couro.
Na tarde dessa sexta-feira, 19, o diretor municipal de Turismo, Murilo Vieira, recepcionou as representantes do COMTUR, Vera Justo, presidente, e a Silmara Bassetto, vice presidente, para a entrega dos certificados. Segundo ele, a partir de 2026, o município de Pratânia estará classificado como um "Município com Oferta Turística Complementar", o que significa um progresso para nossa cidade. Essa atualização faz parte da nova categorização no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, que avalia o desempenho da economia do setor e ajuda a direcionar políticas públicas e investimentos para o desenvolvimento sustentável do turismo.
#Pratânia #CidadeDoCouro #CapitalEstadualDaMúsicaCaipira
#Turismo #TurismoPratânia #Mtur #CuestaPaulista #PoloCuesta #SISMAPA #MapaDoTurismoBrasileiro
Fonte: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Autor: JOSÉ CARLOS NUNES
Local: PRATÂNIA - SP