Quarta, 24 de Abril de 2024
Previsão para Quarta, 24 de Abril de 2024
20 MAR 2023
SISMAPA | VOCÊ SABIA QUE PRATÂNIA INTEGRA O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO?
O município de Pratânia está integrado ao novo Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, que soma mais de 2.500 cidades de mais de 320 regiões turísticas do País. O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Pratânia também está registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA).

No Mapa do Turismo Brasileiro estão cadastrados os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastrur). Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

O município precisa ainda comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo e assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, deve comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê. Pratânia já está inserida no Consórcio Polo Cuesta (Cuesta Paulista), o que também ajuda o município a atender aos critérios e tem o turismo entre suas políticas públicas de curto e longo prazo.