Quarta, 24 de Abril de 2024
Previsão para Quarta, 24 de Abril de 2024
14 SET 2017
Banco do Povo Paulista: oportunidade para empreender

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, muitas pessoas encontram no empreendedorismo uma fonte de renda. Porém, o que muitos empreendedores alegam é a falta de recursos para iniciar ou até mesmo para ampliar seu negócio.

É pensando em atender essas pessoas que surgiu em 2003 o Banco do Povo Paulista, que atua no segmento de microcrédito, visando a geração de emprego e renda.

As linhas de créditos oferecidas são de R$ 200,00 a R$ 5.000,00 para pessoas físicas, de R$ 200,00 a R$ 20.000 para pessoas jurídicas, e de R$ 200,00 a R$ 25.000,00 para associações e cooperativas produtivas ou de trabalho.

O Estado de São Paulo conta com 498 unidades do Banco do Povo Paulista que estão distribuídas em 483 municípios. O município de Pratânia conta com uma unidade do Banco do Povo que funciona no prédio da Administração, localizado na Rua Francisco Vieira da Maia, 10, Cohab.

Com uma taxa de juros 0,35% ao mês, o Banco do Povo já superou a marca de R$ 1 bilhão em empréstimos, beneficiando mais de 282 mil microempreendedores em todo o estado.

Para obter o financiamento é necessário desenvolver uma atividade produtiva formal ou informal nos municípios contemplados pelo Banco do Povo, ter faturamento bruto de até R$ 360 mil nos últimos 12 meses, não possuir restrições cadastrais no SCPC, SERASA e CADIN Estadual, e no caso de pessoa física residir na mesma cidade há mais de dois anos ou possuir negócio pelo mesmo período com endereço fixo no município.

Vale destacar que o Banco do Povo Paulista não realiza empréstimo pessoal, visando a quitação de débitos, mas sim empréstimo para fomento de negócios.

O que pode ser financiado?

Investimento Fixo – corresponde a todos os bens que devem ser adquiridos para que o negócio possa funcionar, como equipamentos, móveis, utensílios e veículos.

Capital de giro – Considera-se capital de giro o crédito necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda) e demais custos e despesas operacionais.

O Banco do Povo Paulista também possui linha especial de crédito para motofretista e mototaxista.

Documentação necessária:

Para Empreendedor Formal

• Contrato Social e alterações;

Cartão CNPJ;

Cartões de Inscrição Estadual e Municipal;

RG e CPF do cliente, dos sócios e dos cônjuges, se houver;

Comprovante recente de endereço em nome da empresa;

Comprovante recente de endereço em nome do cliente e dos sócios, se houver;

Orçamento do bem a ser financiado;

Certidão de Casamento do cliente e dos sócios, se houver;

Cartão da conta bancária ou extrato em nome da empresa.

Para Empreendedor Informal

• RG e CPF do cliente, do cônjuge, se houver;

Comprovante recente de endereço em nome do cliente;

Orçamento do bem a ser financiado;

Certidão de casamento do cliente, se houver;

Cartão da conta bancária.

Para Associações e Cooperativas Produtivas e de Trabalho

• Ata de Constituição;

Regimento Interno;

Estatutos;

Último balanço patrimonial;

Cartão do CNPJ;

RG e CPF dos representantes legais da Associação/Cooperativa;

Comprovante recente de endereço em nome da Associação/Cooperativa;

Orçamento do bem a ser financiado;

Certidão de Casamento dos representantes legais, se houver.

Para Fiador

• RG e CPF;

RG e CPF do cônjuge, se houver;

Comprovante de residência;

Certidão de Casamento, se houver;

Holerite dos últimos 3 meses junto com a carteira de trabalho, declaração do IR ou extrato bancário dos últimos 90 dias.

Importante

Comprovação de endereço somente com contas de consumo: água, luz, telefone fixo ou gás.

É obrigatória a apresentação de um fiador para obtenção do crédito. Toda a documentação deve ser apresentada com original e cópia simples.