Quinta, 28 de Março de 2024
Previsão para Quinta, 28 de Março de 2024
12 SET 2017
Setembro Amarelo: falar é a melhor prevenção

Setembro é o mês escolhido para uma campanha internacional muito importante intitulada Setembro Amarelo. O objetivo da campanha é falar e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.

A campanha ocorre desde 2014 e muitas cidades iluminam pontos turísticos de amarelo, além de realizar diversas atividades visando o compartilhamento de informações e experiências.

Segundo informações do Centro de Valorização da Vida (CVV) 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Porém, um dado da Organização Mundial de Saúde (OMS) traz um fio de esperança a esse triste cenário:  9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.

Na nossa região, duas cidades desenvolvem atividades visando a prevenção do suicídio, Botucatu e Avaré. Intitulada Rede de Proteção à Vida é formada por voluntários de diversas áreas de atuação medicina, psicologia, terapeutas, entre tantas outras áreas que visam a promoção da qualidade de vida e conta com a supervisão e apoio do médico psiquiatra Dr. José Manoel Bertolote, que é referência mundial na prevenção do suicídio.

Em Botucatu, a Rede de Proteção à Vida oferece atendimentos para quem precisa de ajuda e também conta com diversas atividades:

– Roda de Escuta toda quarta-feira das 18h30 às 20h30;

– Dança Circular todo domingo das 9 às 11 horas no Parque Municipal;

– Cursos para profissionais da área saúde;

O telefone de contato é o (14) 3354-4111 e outras informações e pedido de ajuda podem ser feitos também pela página no Facebook Rede de Proteção à Vida Botucatu ou Rede de Proteção à Vida Avaré.

O Centro de Valorização da Vida atende pelo telefone 141 e também pode ser acionado através do Facebook.

A rede básica de saúde de Pratânia oferece atendimento psicológico e também psiquiátrico, para mais informações procurar a UBS Benedito de Souza através do telefone (14) 3844-8210.