Sábado, 20 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 20 de Abril de 2024
19 ABR 2017
Educação focada na humanização e desenvolvimento pleno do aluno

A educação na rede municipal de ensino de Pratânia iniciou um processo de reformulação em sua frente de trabalho, o foco agora passa a ser o desenvolvimento pleno da criança. A sociedade vem passando por muitas transformações; é preciso estar atento às novas necessidades das crianças e buscar formas mais atraentes para transmitir o conhecimento.

O ensino no município é apostilado. A sala de informática está sendo reativada e será utilizada como complemento ao conteúdo ensinado em sala de aula. “Existem algumas plataformas online que personalizam o ensino, as atividades são desenvolvidas conforme a evolução do aluno e com isso temos um atendimento mais personalizado”, destaca a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Vivian Godinho.

Através de uma educação personalizada e humanizada os envolvidos no processo educacional passam a ter um olhar atento às necessidades de cada aluno. A mudança passará por várias etapas desde a reorganização da estrutura das salas de aula até o desenvolvimento emocional e recuperação da autoestima dessas crianças.

Os pais são parte fundamental no processo educacional e é preciso que eles estejam mais presentes no dia a dia da escola. A Diretoria de Educação em parceria com a Diretoria de Assistência Social estuda a melhor forma de trazer esses pais para a escola, através de encontros, palestras e outras atividades.

Desde o primeiro ano, todos os alunos têm aulas de inglês. Além do conteúdo didático-pedagógico os alunos são estimulados a participar de atividades culturais. Programas culturais já estão sendo programados para este ano letivo. A biblioteca da escola municipal de ensino fundamental possui títulos para diversas faixas etárias, e novos livros já foram solicitados para compor o acervo, estimulando ainda mais a leitura.

Toda a alimentação servida aos alunos é balanceada e preparada com a supervisão de uma nutricionista. As aulas de educação física são ministradas por um professor da área, estimulando assim a prática de esportes desde cedo.

A licitação para compra dos uniformes já está em andamento. Em breve todos os alunos da rede municipal de ensino receberão seus uniformes.