Sábado, 20 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 20 de Abril de 2024
07 MAI 2019
Sala de recursos é reativada visando melhorar a aprendizagem

A rede municipal de Educação de Pratânia iniciou 2019 com novidade. Após alguns desativada, a sala de recursos agora atende mais de 60 alunos da educação infantil e ensino fundamental.

A responsável pela sala é a professora Nelcilene Bento de Lima Guiari, que foi contratada através do concurso público. “A sala de recursos é uma complementação à aprendizagem, tanto na parte da leitura, escrita, matemática; além do atendimento mais individualizado daqueles alunos que possuem algum tipo de deficiência diagnosticada”, explica a professora.

Na sala de recursos, os alunos aprendem brincando. Jogos e atividades lúdicas são as principais ferramentas para despertar o interesse no aluno. “Eles acham que estão brincando, porque o espaço e as atividades são lúdicas, mas todos os jogos são pedagógicos e na verdade eles estão aprendendo”, destaca a professora.

O atendimento é realizado três vezes por semana e cada grupo é composto por no máximo 3 alunos, durante o período de aula. “Mesmo sendo realizado durante o tempo que o aluno vem para a escola, e não no contraturno, os pais precisam autorizar o aluno a participar da sala de recursos. Sabemos que ainda existe preconceito e mais que isso desinformação. A sala de recursos é uma forma mais individualizada de entender o ritmo de aprendizagem de cada aluno e fazer com que as dificuldades da sala de aula sejam reduzidas”, afirma.

Além da autorização dos pais, os alunos passam por uma avaliação diagnóstica com a professora para que seja verificada a necessidade ou não da participação na sala de recursos. “O aluno é encaminhado e o primeiro passo é a realização da avaliação, através dessa ferramenta conseguimos verificar quais as necessidades e as dificuldades de cada aluno. É um trabalho de longo prazo, mas já é possível ver sinais de melhoras em alguns casos”, ressalta a professora.

Sala de recursos: espaço de aprendizado
Jogos Pedagógicos são ferramentas de ensino
Sala estava desativada há anos e voltou a funcionar em 2019
Os alunos aprendem brincando