Sábado, 27 de Abril de 2024
Previsão para Sábado, 27 de Abril de 2024
25 MAR 2023
SAÚDE
PRATÂNIA: CENTRO DE SAÚDE BENEDITO DE SOUZA, REALIZA PALESTRA DE COMBATE E PREVENÇÃO A HIPERTENSÃO ARTERIAL
A Prefeitura de Pratânia, através da Diretoria Municipal de Saúde, realizou no último dia 14, terça-feira, no Centro de Saúde Benedito de Souza, na sala de espera de pacientes, uma palestra de combate e prevenção a hipertensão arterial.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg. A pressão alta popularmente falando, merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.

Com ou sem predisposição à hipertensão, todo mundo pode se prevenir com ações simples como:
1. Manter o peso adequado;
2. Não abusar do sal, evitar temperos industrializados (dar preferência a temperos naturais);
3. Evitar alimentos gordurosos;
4. Praticar atividade física regularmente;
5. Aproveitar momentos de lazer;
6. Não fumar;
7. Moderar o consumo de álcool;
8. Controlar o diabetes;
9. Evitar o estresse;
10. Medir a pressão arterial com regularidade (pessoas com casos na família ao menos duas vezes por ano).

Para cuidar da saúde do coração, adquira hábitos saudáveis em seu cotidiano e ir regularmente ao médico.
A alimentação é um dos coringas para manter coração e corpo saudáveis, assim como todos os itens mencionados acima, que são essenciais para evitar doenças cardiovasculares.

#pratânia